quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Elo Perdido ainda está perdido

Sabe, o bom do mundo de hoje é que a todo momento surgem no
vidades e logo em seguida deixam de ser, porque apareceu outra melhor. E não podia ser diferente no meio histórico, mas precisamente no meio paleontológico.









quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RELIGIÃO

Todos sabemos que a religião é tão velha quanto a política, mas é possível falar de História e não comentar nada, nem sequer uma coisinha, uma pitadinha que seja de religião?

Pensando nisso aqui vai um presentinho para quem gosta do assunto:

O mesmo autor de O Mundo de Sofia mergulha neste livro no universo complexo e contraditório das religiões. Juntamente com o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, ele investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos.

Cliquem na imagem para o download e boa leitura.






32 EXOPLANETAS

Direto da FOLHA ONLINE:

21/10/2009 - 12h43

Cientistas europeus anunciam a descoberta de 32 exoplanetas Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) anunciaram a descoberta de 32 novos exoplanetas orbitando em estrelas distantes, nesta segunda-feira (19).
O que é mais importante, segundo o jornal norte-americano "The Washington Post", é que os planetas foram encontrados em torno de uma variedade de estrelas, sugerindo que os planetas são comuns na nossa galáxia.


Representação mostra exoplaneta seis vezes maior que a Terra; no fundo, estrelas próximas da que ele orbita

Os planetas gigantes, compostos de gases, foram encontrados orbitando em torno de estrelas "pobres em metal" (que carecem mais em elementos como hidrogênio e hélio do que outras), que até então eram considerados lugares inóspitos para a formação de planetas.

O primeiro exoplaneta foi encontrado em 1995. Com a descoberta do ESO, a contagem total de exoplanetas sobe para 400. O planeta cuja massa é mais baixa tem por volta de cinco vezes a massa da Terra. Os astrônomos esperam, algum dia, encontrar um planeta com massa e órbita semelhantes à da Terra --circundando uma estrela de modo que haja possibilidade de encontrar água em estado líquido na sua superfície.

Os astrônomos que anunciaram a descoberta de hoje usaram um espectrográfico para estudar possíveis planetas próximos às estrelas. O instrumento mede leves mudanças causadas na luz das estrelas devido à órbita de um planeta, que não pode ser observado diretamente.